Quartel Design Blog

“Internet é terra de ninguém”. Será?

Que a internet é uma ferramenta de comunicação poderosa, não há dúvidas. Não podemos negar que graças a ela, o formato de comunicação é totalmente diferente. É mais dinâmico, é mais rápido e é praticamente instantâneo. Porém, dentre os vários benefícios proporcionados por esse avanço, existem também os problemas. Todo avanço traz consigo uma carga de imprevistos. Porque seria diferente com a internet, não é mesmo?
Apesar de propagar a comunicação com agilidade e praticidade, a internet também traz consigo outros problemas, relacionados em sua grande maioria ao uso indevido de imagens ou apropriação de material sem autorização. É nesse contexto que a maioria das pessoas tem o (errôneo) pensamento que a internet é terra de ninguém. Essa apropriação acontece de diversas formas e em diversos setores, sejam eles da parte artística ou do segmento empresarial.
Nesse texto, vamos dar algumas orientações para quem for vítima desse tipo de prática abusiva na internet.

MOSTRE

Sendo você o detentor da criação da obra, mostre como foi feito o processo original de criação. É importante lembrar que quando as pessoas utilizam a apropriação do seu portfólio, elas são bem criativas para esconderem seu logo e editar pequenas partes de textos para mostrarem que elas são as detentoras daquele material. É o ditado né: é mais fácil copiar do que criar. Utilize marca d’água, sua logo e sua linguagem característica nos textos e nas legendas.

DENUNCIE

Quando ver algo de sua propriedade sendo utilizado ou veiculado indevidamente a outra pessoa ou empresa, não hesite em denunciar. Lembre-se: a omissão gera o desrespeito. Se você não se posicionar, permitirá que o praticante continue utilizando seu portfólio indevidamente.

AVISE

Essa apropriação indevida pode acontecer aonde você menos espera. Podem acontecer casos na sua cidade, no mesmo estado ou até em outros estados. É muito importante estar atento a tudo isso pois a propagação na internet é muito rápida. Esteja atento a sua audiência e aos seus clientes. Quando encontrar casos de apropriação indevida, comunique sua audiência e seus clientes. Os tranquilize dizendo que as medidas cabíveis estão sendo tomadas.
Internet não é terra de ninguém. Internet é um ambiente como outro qualquer. O que faz as pessoas pensarem que ela é um ambiente sem lei é pela facilidade de propagação das notícias e da dificuldade de monitorar, afinal surgem novos sites com a mesma rapidez que piscamos os olhos! Precisamos acabar com essa cultura de apropriação indevida. Use a criatividade que você tem para copiar para criar seus próprios trabalhos e textos. Assim você conseguirá visibilidade pelo seu trabalho, não por enganação.

Pronto para iniciar sua missão?

Fechar Menu