Live o porder do WordPress e seu futuro – Resumo

Live o porder do WordPress e seu futuro – Resumo

Como prometido estamos publicando aqui um resumo sobre o que foi falado em nossa Live sobre WordPress. Gostamos muito da participação de todos e a compreensão por ter algumas perguntas que não foram respondidas mas esperamos registrar aqui neste post dicas que achamos que podem ser úteis para quem esta iniciando com o WordPress ou já trabalha com o WordPress.

Participaram da Live pessoas que já trabalhavam com o WordPress e também algumas que ainda não, isso foi bom pois deixou a Live bem dinâmica, então da mesma forma para este post vou tratar um pouco também sobre o que é o WordPress. Mais uma vez agradeço a todos que participaram, e vamos falar agora sobre o WordPress.

O que é o WordPress

O WordPress surgiu em 2003 pelos esforços de Matt Mullenweg e Mike Little, como uma ferramenta de gestão de conteúdo para criação de Blogs de código aberto, por tanto gratuita. Com o passar dos anos o WordPress foi evoluindo cada vez mais até se tornar o que é hoje, uma plataforma completa para a criação de aplicações web desde um blog até um site de e-commerce.

Uma das facilidades que o WordPress oferece é de ser uma ferramenta extremamente amigável para todos que queiram iniciar um projeto para web, sem precisar ter conhecimentos técnicos avançados em linguagens de programação como o PHP ou Javascript ou de linguagens de formatação como o HTML e CSS. Mas para quem tem conhecimento técnico sobre estas tecnologias vai poder se aprofundar mais e até criar novos recursos para o WordPress como os Plugins que vamos descrever mais adiante.

Plugins

Os Plugins são recursos muito utilizados no WordPress, eles servem para adicionar novas funcionalidades no WordPress. O WordPress sempre quis seguir por uma linha de se manter uma ferramenta o mais otimizada possível para seus usuários, mas por outro lado ele criou esta possibilidade de outros desenvolvedores criarem novos recursos para sua plataforma que é o que chamamos de Plugins.

Por exemplo o WordPress nativamente não é uma ferramenta de e-commerce, mas você pode fazer com que seja, instalando o plugin Wocommerce, que vai trazer todas as funcionalidades para que seu WordPress se torne um site de e-commerce. Hoje no diretório oficial do WordPress estão disponíveis 55.769 plugins, então seja qual for a necessidade do seu projeto em algum recurso que não seja nativo do WordPress, você vai encontrar um plugin que tenha a solução que você precisa.

Segurança

Um dos temas que sempre surgem em qualquer conversa sobre o WordPress é a questão de segurança, pois sendo uma plataforma muito utilizada no mercado ela pode se tornar alvo de aplicações maliciosas, mas qualquer aplicação que esteja publicada na internet vai estar sujeita a isso. O que temos que verificar sobre alguma plataforma que queremos utilizar é se ela é uma plataforma que cuida destas questões e por traz do WordPress existem uma equipe enorme que não para de trabalhar buscando lançar sempre novas atualizações que cuidam destas questões de segurança.

Por ter uma grande equipe sempre trabalhando para atualizar o WordPress para que ele se torne cada vez melhor em todas suas áreas inclusive na de segurança podemos sim afirmar que o WordPress é uma ferramenta segura de se utilizar. Isso não quer dizer que você não possa ter algum problema de segurança algum dia, pois a segurança da sua aplicação não vai depender exclusivamente do WordPress, mas de você também manter sua plataforma e plugins sempre atualizados, ter uma senha forte, criar backups, hospedar seu site um servidor seguro entre outras recomendações.

Um Plugin que utilizamos em nossos projetos para termos mais camadas de segurança no WordPress é o iTheme Security. O iTheme Security oferece várias funções de segurança que você vai poder ativar em seu site em WordPress.

Elementor

O Elementor é um plugin que foi bastante discutido na Live. Ele adiciona vários recursos para a construção de páginas no WordPress de uma forma prática, flexível e com uma interface visual de fácil entendimento. O Elementor é plugin para WordPress muito utilizado por agencias pela sua praticidade e também por oferecer para o usuário final uma flexibilidade maior na gestão do conteúdo do site por trazer elementos visuais que ele mesmo pode utilizar para incluir sem suas páginas.

Dependendo do projeto é preciso adicionar recursos próprios para se trabalhar junto com o Elementor, neste caso é necessário ter conhecimentos técnicos para poder criar estes novos recursos, mas como a maioria dos outros plugins para WordPress o Elementor tem uma boa documentação para quem quiser criar novos recursos para utilizar com ele.

E-commerce

Como citamos anteriormente você pode tornar o seu WordPress em uma plataforma de e-commerce utilizando o plugin Woocommerce. Com o Woocommerce e mais alguns outros plugins complementares você vai poder criar uma site de ecommerce com todas funções necessárias para você vender produtos online. Recomendamos o Wocommerce para projetos de pequeno a médio porte pois o foco do Wocommerce são estes tipos de projeto, pois para projetos maiores pode ser que ele não supra todas as necessidades em termos de funcionalidades.

Com o Wocommerce você vai poder vender desde produtos físicos como serviços ou até assinaturas. Para nós do Brasil para utilizar o Wocommerce é preciso a instalação de outros plugins para os meios de pagamento e informações de cadastro. Segue abaixo alguns deles:

PagSeguro, Campos de checkout

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca. É um conjunto de boas práticas e ações para que seu site conquiste uma boa posição nas ferramentas de busca como no Google por exemplo.

O WordPress sua comunidade buscam constantemente se adequar a estas boas práticas e uma dessas ferramentas é o plugin Yoast SEO. É sem dúvida o plugin para SEO mais utilizado para WordPress. O Yoast ajuda a você a melhorar a forma como você cria seu conteúdo para que este possa ter uma leitura melhor por parte das ferramentas de busca, ajudando você a produzir conteúdo com mais relevância para estas ferramentas de busca e consequentemente para seus leitores.

Temas

Os temas são como a roupa e os acessórios do seu site, é a forma como o seu site irá tratar as informações cadastradas por você no WordPress e apresentá-las para seus visitantes. Se você tiver os conhecimentos necessários você vai poder criar seus próprios temas para WordPress o que é muito legal, mas se você não é da área de tecnologia você pode escolher um tema pronto para você criar sua aplicação web, hoje o diretório oficial de temas do WordPres tem 3.961 temas disponíveis para você poder utilizar.

Um tema que sugerimos para quem quer criar sites mais personalizados sem ser um tema já com uma roupa própria é o OceanWP. O OceanWP é um tema limpo mas com vários recursos para você criar seu site usando da sua criatividade, um bom recurso para usar junto com o OceanWP é o plugin Elementor.

O futuro do WordPress

Para encerrar nosso resumo vamos falar o que esperamos do WordPress no futuro, pois a tecnologia não para de evoluir e o WordPress acreditamos que vai continuar evoluindo. Uma nova versão do WordPress esta para sair e vai vir com mais algumas novidades em suas funcionalidades para a criação de páginas utilizando seu editor Gutenberg, hoje o Gutenberg já traz algumas funções de blocos de conteúdo que facilitam para o usuário criar conteúdos mais elaborados, com vídeos, galerias de fotos, imagens com layouts mais elaborados.

A nova versão do WordPress 5.4 esta programada para ser lançada neste final de Março. Se quiser saber o que vem de novidades acesse este link com informações oficiais sobre as novidades desta versão.

A um bom tempo o WordPress já tem disponível sem suas versões sua API Rest que pode permite utilizar o WordPress com outras tecnologias atuais como o React e Angular por exemplo. Já existem aplicativos mobile que utilizam o WordPress para consumirem seu conteúdo mas com os recursos de um aplicativo mobile. Este é um outro formato de utilizar o WordPress que acreditamos que vai continuar evoluindo tornando as possibilidades do WordPress ainda mais abrangentes.

Já existem alguns projetos que visam trabalhar com o WordPress neste formato em que o WordPress vai servir para disponibilizar seu conteúdo para ser tratado e exibido em uma outra plataforma que pode ser uma construida com o React por exemplo, o que é chamado de Headless. Um destes projetos se chama Frontity, que é um framework para que você possa construir uma aplicação web com React e o WordPress. É uma boa opção para quem também curte trabalhar com React.

As possibilidades são inúmeras como vocês podem ver, o WordPress é uma plataforma extremamente flexível e democrática que permite ser explorada de diversas formas por todos os perfis de usuários, essa é uma de suas principais características.

Espero que tenham gostado da Live e que esse resumo possa também ser útil para vocês, em breve teremos mais Lives sobre o WordPress para tratarmos sobre assuntos mais específicos, enviem suas sugestões. Até lá.

Sugestões de Plugins e Temas

iTheme Securit (Segurança)

Woocommerce (Ecommerce)

Yoast SEO (Otimização para ferramentas de busca)

WP All In on migration (Backup e migração de sites)

CMB2 Custon Fields (Campos personalizados)

Advanced Custom Fields (Campos personalizados)

Formidable Forms (Formulários)

Tema OceanWP (Tema para um novo projeto)

Pronto para iniciar sua missão?

Fechar Menu