Marketing Digital: Tendências para 2019

Marketing Digital: Tendências para 2019

Parece que não é somente o mundo da moda que se prepara para a próxima estação. O marketing digital também possui as suas tendências. Descubra um pouco sobre as estratégias que podem (ou não) bombar no próximo ano.

Especialistas apontam que 2019 será o ano da automatização. Os chatbots são robôs de respostas que simulam o ser humano. Respostas automáticas do Facebook? Não. É uma inteligência artificial que através de roteiros de mensagens personalizadas, realizam o atendimento primário com clientes como se fosse uma pessoa real. Essa ferramenta pode ser de grande ajuda para empresas que recebem um grande fluxo de mensagens diariamente, ajudando a filtrar as demandas. Fizemos alguns testes com a Catarina, uma assistente virtual que recomenda roteiros turísticos personalizados para quem pretende fazer uma visita às terras catarinenses. Ela é muito educada, responde rápido e já nos sugere respostas para continuar o atendimento. O problema é que Catarina não entende respostas mais completas e em algum momento para de responder. Na hora de decidir qual robô usar, faça inúmeros testes, pois o que seria solução pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Surgem inúmeras estratégia de marketing, mas nenhuma é tão eficaz quanto o antigo boca a boca. Algo recomendado por alguém de confiança faz toda a diferença na hora da decisão de compra, esse é o marketing de influência. As redes sociais permitem que anônimos se tornem celebridades em um piscar de olhos e possuem milhares de seguidores do outro lado da tela de um smartphone esperando por conteúdo real e de rápido consumo. As marcas perceberam que essa falsa proximidade pode ser uma ótima oportunidade de venda e divulgação de produtos e serviços, não economizando na hora de criar e enviar os “mimos” para os seus influenciadores. Na hora de escolher seu time, não se iluda com o grande volume de seguidores. Como qualquer estratégia de marketing você deve saber qual público quer alcançar. É melhor investir em influencers que tenham 5 mil seguidores que conseguem converter 2 mil leads do que alguém que tem 100 mil e converte apenas 1 mil. A compra de seguidores é real e as mudanças no algoritmo sempre surgem para atrapalhar ainda mais o alcance orgânico. Fique de olho!

Com base em experiências passadas, a intuição de líderes e conhecimento de mercado impérios foram construídos, mas o avanço da tecnologia tornou o mercado mais competitivo. Usar coleta de dados, organização, ação, monitoramento e análise é conhecido como Business Intelligence, fazendo com que as empresas tomem melhores decisões e invistam no que vai gerar bons resultados.

A produção de conteúdo online não para, fazendo com que o público não consiga acompanhar. Esse fenômeno aumenta a concorrência pela audiência  e assim as empresas criam conteúdos em várias plataformas e com diversos formatos. Apesar de parecer um problema, esse embate de conteúdo, faz com que empresas que não se reinventam percam o destaque no mercado. Para permanecer fazer com que o público continue fiel, as empresas devem se preocupar em criar conteúdo de qualidade e que seja capaz de gerar conexão com o público. Se não fizer sentido para quem está vendo, o conteúdo passa despercebido pela timeline.

As tendências de marketing digital surgem e mudam a cada momento, assim como o comportamento online. Ficar por dentro de tudo, chega a ser uma missão quase que impossível. Muito do que se fez em 2018 irá se repetir e fortalecer no próximo ano. Tenha o seu planejamento de marketing e mude de acordo com a necessidade. E aí? Está preparado para 2019?

Pronto para iniciar sua missão?

Fechar Menu