Quartel Design Blog

“Transformar o palco em Altar” – Ministério Adoração e Vida


 
Em entrevista ao site da agência Quartel Design, o ministério Adoração e Vida fala da emoção de ser indicado pela primeira vez ao Grammy Latino
Quando Deus coloca um servo num lugar um pouco mais alto, é para que a Sua Luz alcance os mais distantes.” É assim, com o coração grato e convicto em Deus, que Walmir Alencar, líder do “Ministério Adoração e Vida” (MAV), fala a respeito da indicação do grupo ao Grammy Latino 2011. Pela primeira vez, o Ministério foi indicado para o Grammy Latino, considerado o Oscar da música latina. Ele concorre na categoria de “Melhor Álbum de Música Cristã” (Língua Portuguesa) com o CD “Em Santidade”, lançado em abril deste ano. O álbum contou com as participações mais que especiais do Padre Fábio de Melo, Adriana e Dunga (Canção Nova). O projeto gráfico foi assinado pela Quartel Design.
As indicações para 12ª edição do Grammy foram anunciadas pela Academia Latina da Gravação, no dia 14 de setembro. Com a indicação, o MAV, cujo foco é a adoração, tem mais uma oportunidade de mostrar ao mundo que a música católica tem qualidade e técnica, além, e principalmente, de muita unção de Deus.
A trajetória de sucesso do grupo se inicia em 2005, na bela cidade de São José dos Campos, São Paulo, após 26 anos de vida ministerial de Walmir Alencar. Nessa época, além de Walmir, Deus reuniu Fátima Souza (solista), Rodrigo Pires (teclados e vocais), Bruno Rocha (violão, guitarra e vocais) e Cayan Vieira (bateria) e os chamou de “Adoração e Vida”, com o objetivo de testemunhar o amor e a adoração a Deus com vida. E não parou por aí, Deus os confiou ainda uma missão: “transformar o palco em Altar” de adoração a Ele – Jesus. Esse é o MAV, considerado um dos ministérios de maior expressão da música católica nacional, cuja base da pregação é o amor de Deus, ministrado em oração e música.
E por falar em música, a maior parte das composições do Ministério é de autoria de Walmir Alencar. Destaque para a inspiradora canção título do mais recente trabalho, o CD “Em Santidade”. O MAV ainda conta as composições dos integrantes Rodrigo Pires e Bruno Rocha e com a parceria de amigos.
Na discografia do grupo constam os álbuns: “O Céu Se Abre” (2006); “Hoje Livre Sou” (em CD e DVD – 2008) e “Em Santidade” (2011). Em 2008 o grupo recebeu o reconhecimento pelo trabalho com o Disco de Ouro pelas 50 mil cópias do CD “Hoje Livre Sou”. O DVD já chegou à marca de 25 mil cópias vendidas. Uma grande conquista a se comemorar, visto que a pirataria tem atingindo consideravelmente o mercado fonográfico.
O sucesso do MAV ultrapassa fronteiras e conquista cada vez mais pessoas. Prova disso, são os vídeos do Ministério que já alcançaram mais de 100 milhões de acessos no canal Youtube (adoracaoevidaoficial). A música “Em Santidade” é um bom exemplo da popularidade do Ministério, mais de 160 mil acessos.
Em entrevista ao site da Quartel Design, o Ministério Adoração e Vida fala da indicação ao Grammy Latino, da importância desta indicação para a história da música católica e do CD “Em Santidade”.
O resultado da 12ª edição do Latin GRAMMY será divulgado no dia 10 de novembro, no Mandalay Bay Events Center de Las Vegas (EUA), com transmissão ao vivo pela Univisión entre 20h e 23h ET/PT. O Grammy tem como objetivo reconhecer a qualidade artística e técnica e “não a vendagem ou a posição nas listas dos mais tocados”, informa a organização. Agora, é torcer para que a excelência do grupo traga o prêmio para o Ministério.
Quartel Design: O que representa para o MAV a indicação ao Grammy Latino?
Ministério Adoração e Vida:
Quando o Senhor coloca um servo num lugar um pouco mais alto, é para que Sua Luz alcance os mais distantes. Esta é a minha visão desta indicação ao Grammy. Nosso marketing pode alcançar muitas pessoas, mas só a Luz do nosso Deus pode tocar suas vidas.
Quartel Design: Vocês aguardavam por essa indicação ou foram pegos de surpresa?
Ministério Adoração e Vida:
Quando soubemos da indicação, claro que foi grande a nossa alegria! Mas nem imaginávamos ir tão longe assim. Pois tudo que almejávamos era cumprir a direção que o Senhor nos ordenou: “Em Santidade” o mundo precisa andar – Ele nos disse.
Quartel Design: Quais as principais características do CD “Em Santidade” que vocês consideram terem sido fundamentais para a indicação ao Grammy Latino?
Ministério Adoração e Vida: Foi tremendo aceitar o desafio de falar de castidade, honestidade, aborto, vida reta, renúncias, de maneira não-ofensiva e ainda em canções de louvor e adoração. Acreditamos que o tema abordado e a qualidade alcançada pelos profissionais que trabalharam conosco nesse álbum, contribuíram muito para essa indicação.
Quartel Design: O que de mais profundo esta indicação representa para a história da música católica?
Ministério Adoração e Vida: Profundamente? Pois bem. Em todas as denominações há quem viva em santidade e quem ainda não se converteu àquele que é verdadeiramente Santo. Há uma triste história que nossa Igreja passou na Idade Média e há igreja que hoje vive a Idade Média que a Igreja Católica viveu. Nossa esperança, porém, é que a nossa música cresça a cada dia na direção certa, para o Único Caminho.

Quartel Design: Como você define o atual contexto da Igreja Católica diante deste novo mover da música no catolicismo?
Ministério Adoração e Vida: O nosso Deus é o Senhor das novidades. Já seu adversário, só tem coisas velhas maquiadas de novas, justamente porque ele não tem o poder de criar nem inspirar o novo. Isto mostra perfeitamente que o que acontece na música católica, é mover do Santo Espírito! Esse mover, independente de religião, acontecerá onde houver seres humanos. E cremos que a música será a grande protagonista dessa história, que o Espírito de Deus está escrevendo. Que o Senhor nos livre do analfabetismo espiritual, para conseguirmos ler o que Seu Espírito diz às igrejas.
Quartel Design: Que princípios devem ser seguidos por aqueles que têm o chamado para o ministério de louvor?
Ministério Adoração e Vida: Temos andado com propósitos de vida e eles estão até mesmo de forma escrita, como um compromisso assumido não com nossos irmãos de ministério, mas com o Dono da obra, razão dela existir. Um grupo deve orar, discernir, escrever, discutir, assumir para andar numa mesma direção. A Palavra diz que se dois apenas estiverem de comum acordo, ou seja, em unidade, eles podem pedir o que quiserem que serão atendidos. Acreditamos que um grupo precisa alcançar essa unidade, para abrir as portas não só das oportunidades, mas principalmente da unção.
Quartel Design: Qual o grande desafio de um ministério de louvor?
Ministério Adoração e Vida: Nós mesmos. Trabalhamos servindo a quem já é Vencedor. Se dermos certo ou não, Ele já venceu! Portanto, precisamos bater na tecla da unidade e persegui-la, para lutarmos contra nossos interesses pessoais, contra as vaidades, e sermos mais família e mais obedientes aos que nos presidem no Senhor, tendo por eles singular amor, como nos ordena a Palavra (1Tes 5:13).

Quartel Design: Por meio do site, vocês agradecem a Quartel Design – responsável pelo projeto gráfico do CD “Em Santidade”. Como conheceram a agência?
Ministério Adoração e Vida: Profissionalismo e unção. São dois pontos que nos atraíram a Quartel Design. Uma outra marca surpreendente, é o jeito amigo de atender os clientes. Aliás, foi pela amizade de Walmir Alencar e Marcus Mota, fundador, junto a Rafael Duarte, da agência, que tudo começou. Foram muitas conquistas nesse tempo, como o CD e DVD “Hoje Livre Sou”, que alcançamos o Disco de Ouro pela vendagem. E agora a indicação do álbum “Em Santidade” a um prêmio internacional que é o Grammy Latino. Nós do MAV, reconhecemos que esta indicação é também para a Quartel.

Quartel Design: Qual foi a importância da agência nesse processo na produção do projeto gráfico?
Ministério Adoração e Vida: Como a direção era “santificação”, “santidade”, alguns detalhes foram decisivos. As cores predominantes do encarte: a cor branca significando a pureza, e a vermelha o sangue derramado por causa do Evangelho. E essas cores se completam na Palavra, quando o Sangue de Cristo lava e deixa as vestes brancas. Até as fotos dos nossos integrantes na capa foi intencional. É o nosso ministério também em santidade. Precisávamos colocar nossa cara e nos comprometer publicamente com esse propósito de vida. Já o desafio para a Quartel foi transformar tudo isso em realidade. Não só realizou como acrescentou riquíssimos detalhes que ajudaram a contar o que o Senhor nos inspirou: Como a impactante foto de um espinho da coroa de Jesus, colocado em destaque.
Quartel Design: Deixe uma palavra especial final.
Ministério Adoração e Vida: Só a indicação ao Grammy já é um prêmio de reconhecimento do trabalho que realizamos. Agradeço em nome de todo o MAV, ao Adelso Freire que fez grande parceria com Rodrigo Pires nos arranjos. Aos compositores amigos que somaram incrivelmente nessa riqueza de inspiração, como Gil Monteiro, Cassiano Menke e Anderson Freire. À nossa Gravadora Paulinas-COMEP, que nunca nos deixou faltar apoio em tantos anos de amizade. À Quartel Design, pela incrível arte do encarte. E claro, a Deus, que é nossa razão de ser!
 
Conheça mais sobre o Ministério Adoração e Vida / http://www.adoracaoevida.com
 
Quartel Design – Assessoria de Imprensa
Por Ana Paula Costa | Coronel de Comunicação
E-mail: anacosta@quarteldesign.com
Site: www.quarteldesign.com
Twitter: @quarteldesign

Quer ser nosso cliente?

Fechar Menu